Gestão de utilizadores

clip0005

Para aceder ao DCS-Horários, cada utilizador necessita saber o seu nome de utilizador (previamente inserido no DCS-Horários) e a sua password. Ao conjunto utilizador-password chama-se, frequentemente, Conta. Da primeira vez que entrar no DCS-Horários com uma nova conta, a password é igual ao utilizador. Por questões de segurança, deve alterá-la logo no primeiro acesso.

O DCS-Horários inclui, pré instalados, dois utilizadores, um para acesso local e outro para acesso remoto (Cloud).

 

hmtoggle_arrow1Criação de contas/utilizadores

Para criar um novo utilizador basta clicar o botão Inserir na janela de Gestão de Utilizadores. Para aceder a esta janela clique o menu Configurar na janela inicial do DCS-Horários.

Ao trabalhar remotamente (Cloud) as contas de utilizadores ficam guardadas na Cloud. Em acesso local, as contas ficam guardadas localmente.

A alteração da password apenas pode ser feita pelo próprio utilizador. Esta operação deve ser feita em Configurar, Alterar password de acesso, depois de ter feito um acesso válido.

 

hmtoggle_arrow1Utilizadores pré instalados

O DCS-Horários inclui, pré instalados, dois utilizadores (contas) para acesso como administrador.

Para acesso local o utilizador é admin_local;
Para acesso remoto (Cloud) o utilizador é: admin_xxxx, em que xxxx deverá dar lugar ao Nº de Série (indicado na pen fornecida).

 

Da primeira vez que entrar no DCS-Horários com uma destas contas, a password é igual ao utilizador. Por questões de segurança, deve alterá-la logo no primeiro acesso.

 

hmtoggle_arrow1Tipos de acesso

Ao criar novo utilizador deve indicar um dos tipos de acesso aos dados:

Administrador

Permite a utilização integral do DCS-Horários.

Gestor

Pode fazer todas as operações permitidas pelo DCS-Horários, com exceção da criação e gestão de utilizadores, operação reservada ao administrador;

Introdução

Pode, naturalmente, consultar e imprimir horários e mapas. Pode também inserir e alterar dados-base (Turmas, Professores, Salas e Atividades). Pode, ainda, construir horários.

Apenas Consulta

Pode apenas consultar e imprimir horários, mapas e tabelas. Não pode anular, inserir ou modificar registos em tabelas.

Faltas

Os utilizadores com este tipo de acesso entram diretamente no módulo de gestão de faltas, não tendo acesso a outras partes da aplicação.

 

 

Notas

A criação de novas contas apenas pode ser feita pelo Administrador.

Não podem ser criados novos utilizadores com acesso de Administrador.

Os utilizadores (contas) registados na Cloud são independentes dos registados localmente.

Se pretender ter um utilizador remoto e local com o mesmo nome deve primeiro criá-lo na Cloud e só depois localmente.

 

 

Tópicos relacionados