Opções de trabalho

O utilizador pode afinar o programa ao seu gosto pessoal. Para configurar as opções de trabalho clique no menu Configurar da barra de menus (na Janela Inicial) e escolha a opção Opções de trabalho.

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Aqui encontrará, entre outras, opções para:

Ajustar opções de ordenação/visualização dos professores;
Definir o ano letivo;
Ajustar cores (dos textos e grelhas de dados);
Configurar opções de trabalho no Editor de Horários.

As opções de configuração repartem-se por várias páginas:

hmtoggle_arrow1Página Geral

Ordenação dos professores

Onde pode escolher a ordem pela qual são apresentados os professores nas listas respetivas. Podem ser ordenados por Código, Número ou Grupo. Consulte o tópico procurando professores

Cor das grelhas de dados

Pode escolher a cor das grelhas de dados da aplicação, utilizadas largamente na aplicação, designadamente em Tabelas, Planos Curriculares, Gestão de Substituições, etc.

Cor dos Tipos de Atividade

Pode escolher a cor do texto para Atividades Normais, Atividades Extra e Atividades do professor.

Ano letivo

Ano letivo em vigor que será utilizado na impressão de horários, mapas e listagens.

 

hmtoggle_arrow1Página Editor Geral e Editor Aulas

Opções da interface

Pode ativar opções para realçar início da tarde e noite, mostrar simultâneos a negrito, etc..

Opções de funcionamento

Validar salas gerais, deslocações dos professores entre escolas, gravação imediata de alterações.

Formato dos dados no editor

É possível especificar o formato dos dados apresentados nas várias zonas do editor, designadamente Grelha Horária, Painel Central e Painéis Esquerdo/Direito.

Para a Grelha Horária é possível definir formatos diferenciados para turmas, professores e salas.

 

hmtoggle_arrow1Página Outros

Mostrar os vários tempos de cada aula

Ative esta caixa para que o programa mostre os vários tempos de cada aula nas grelhas de aulas apresentadas (nos Planos Curriculares e Editor de Simultâneos, por ex.).

Ordenar disciplinas manualmente

Por defeito, as disciplinas são mostradas por ordem alfabética nas várias listas do programa (Editor de Horários, Planos Curriculares, Impressão, etc.). Para que a ordem possa ser ajustada manualmente pelo utilizador deve ativar esta caixa.

Após ativar a ordem manual o DCS-horários permite alterar a ordem, mostrando um campo ordem na ficha da disciplina ou clicando nos botões P/ Cima e P/ baixo da tabela de disciplinas.

Com a ordem manual ativada a disciplina com nº de ordem 30, por exemplo, aparece depois da ordem 20 e antes da 40.

Ajustar atualização

Pode ajustar a periodicidade para a atualização do DCS-Horários. Pode ser manual (a pedido do utilizador) ou Automática.