Trabalhar em Tempos ou Minutos

O DCS-Horários permite contabilizar o trabalho do professor em tempos ou em minutos. Por defeito, a contabilização é feita em tempos. Para alternar entre Tempos e Minutos, clique o botão Toques na Janela Inicial e ative (ou desative) a opção Contagem em minutos.

 

hmtoggle_arrow1Contagem em tempos

Ao contabilizar em tempos, cada atividade é contabilizada de acordo com o nº de tempos da sua carga horária semanal. Assim, uma atividade com carga horária de 2+1 será contabilizada como 3 tempo e uma atividade com 2+2+1 contará como 5 tempos.

 

hmtoggle_arrow1Contagem em minutos

Ao trabalhar em minutos, cada atividade é contabilizada de acordo com a duração de cada uma das aulas. Assim, uma atividade com carga horária de 2+2+1, por exemplo, será contabilizada como 250 (5 x 50) minutos (em grelha com tempos de 50 minutos). A mesma atividade já será contabilizada como 260 minutos se uma das aulas tiver a duração alterada para 60 minutos (4 x 50 + 60).

 

hmtoggle_arrow1Aspetos importantes ao trabalhar em minutos
Indique apenas a duração para as aulas (ou melhor os tempos) com uma duração diferente da duração habitual (definido na Grelha horária);
Para indicar a duração de uma aula deve editar a ficha da Aula nos Planos Curriculares ou no Editor de Horários;
Evite indicar duração de aulas que ultrapasse a soma da duração habitual de cada tempo e da duração geral do intervalo. Isto para evitar que uma aula se sobreponha à aula seguinte. O DCS-Horários não faz qualquer validação destas situações.
Mantenha a coerência entre a carga horária de uma atividade e a duração das suas aulas. Ao trabalhar com tempos de 45 minutos, por exemplo, se pretender criar uma aula de 80 minutos deve indicar uma carga horária de 2 tempos e não de 1. Neste caso, num dos tempos da aula deve indicar uma duração de 35 minutos. Assim terá um total de 80 minutos (45 + 35).

 

Como já se disse, pode alternar livremente entre contabilização em tempos e minutos. Ao fazer estas alterações a contagem do trabalho para o professor muda automaticamente. Para o confirmar basta entrar nos Planos curriculares e reparar no volume de trabalho mostrado à esquerda de cada professor (na Lista Esquerda).

Há, no entanto, um grupo de dados que não é alterado quando se alterna entre tempos e minutos. São os valores de controlo indicados na Ficha do Professor (separador Controlo / Classe), utilizados para a análise de desvios, por exemplo. Assim, pode achar necessário corrigir esses valores (para vários/todos os professores), depois de ter passado a trabalhar definitivamente em minutos, por exemplo. Para isso utilize uma ferramenta especifica, clicando em Configurar, Trabalho do professor, Controlo (Converter / Alterar vários).

 

Nota

A possibilidade de ajustar a duração da aula (campo Duração, Ficha da Aula) apenas é permitida ao trabalhar em minutos.