Edição manual de horários
A edição manual de horários deve ser feita no Editor de Horários. Consiste principalmente na colocação das disciplinas (definidas nos Planos Curriculares) num tempo letivo. |
Deve entrar no Editor de Horários e escolher o horário a alterar para que seja mostrado na Grelha de Horários. De seguida escolha a atividade a introduzir e clique duas vezes no tempo desejado. Para anular (retirar do horário) uma disciplina pressione a tecla e clique duas vezes no tempo desejado. |
Não. Considere, por exemplo a colocação de Mat. (7ºA) lecionada pelo professor Matos. A colocação da disciplina pode ser feita no horário do 7ºA ou do professor Matos. Em qualquer dos casos o programa constrói, em simultâneo, o horário da turma e do professor. Idêntica filosofia é aplicada se tiver sido definida uma sala específica. |
Pode, utilizando o Editor de Horários. Nestes casos o DCS-Horários mostra o Assistente de colocação de aulas, alertando para a ocupação da turma, professor ou sala. Cabe ao utilizador escolher entre ou a aula, desdobrando a Turma, Professor ou Sala. |
Pode bloquear aulas (depois de colocadas no horário) para evitar que sejam retiradas ou colocadas noutro tempo. Se necessitar mover/retirar uma aula bloqueada deve desbloqueá-la primeiro. Utilize o botão direito do rato sobre a Grelha horária para bloquear/desbloquear aulas. |
Pode. Para concluir os horários é necessário violar, frequentemente, preferências ou mesmo regras. Ao tentar colocar aulas nestas condições o DCS-Horários mostra o Assistente de colocação de aulas, alertando para as violações. Cabe ao utilizador escolher entre Cancelar ou colocar efetivamente a aula. |
Para saber se os horários estão concluídos (todas as horas de cada disciplina colocadas) consulte o Editor de Horários. O círculo à esquerda de cada disciplina (em cada turma) deve estar verde. Se não existir ou estiver azul é indicativo de que faltam colocar disciplinas. Para saber se os horários estão corretos clique o botão da Janela Inicial. |
Pode. Para isso deve ativar o modo Automático, clicando no botão Automático. De seguida clique duas vezes sobre a turma, professor ou sala na Lista Esquerda. |