Planos Curriculares

hmtoggle_arrow1O que é o Plano Curricular?

O Plano Curricular de uma turma (ou professor) é o conjunto de disciplinas/atividades dessa turma/professor.

 

hmtoggle_arrow1Como crio o Plano Curricular de uma turma?

Escolha a turma no Painel Esquerdo e depois clique duas vezes sobre as disciplinas a incluir na turma, no Painel Direito. Pode também criar um Plano Curricular copiando-o de uma turma semelhante.

 

hmtoggle_arrow1É necessário criar também o Plano Curricular de cada professor?

A criação dos planos dos professores é feita à medida que se indica o professor de cada atividade, previamente introduzida nos Planos das turmas. Para cada professor deve ainda indicar as atividades não letivas como, por exemplo, os Cargos.

 

hmtoggle_arrow1Que dados devo indicar para cada disciplina?

Para cada disciplina deve indicar, entre outros, a carga horária e o professor. Pode, se necessário, indicar uma sala específica ou um turno de colocação (manhã, tarde ou noite).

 

hmtoggle_arrow1Como indico a carga horária das disciplinas/atividades?

A carga horária de cada disciplina é descrita por uma sequência de dígitos separados pelo sinal +, por exemplo, 2+1 ou 2+2+1+1. Este formato permite indicar:

O número total de aulas. Duas no primeiro caso e quatro no segundo;
Os blocos de aulas seguidas. No primeiro caso há uma aula dupla e uma aula simples. No segundo caso duas aulas duplas e duas aulas simples.

 

hmtoggle_arrow1Como indico o professor de cada disciplina?

A melhor forma de indicar o professor de cada disciplina é ativar os Planos dos professores, clicando o botão Professores. De seguida escolha o professor e clique duas vezes (na Lista Direita) na disciplina que deve ser lecionada pelo professor.

 

hmtoggle_arrow1Como indico que uma disciplina deve ser lecionada por dois (ou mais) professores ao mesmo tempo?

As disciplinas lecionadas por dois professores devem ser inseridas duas vezes no Plano Curricular da turma. Depois clique no botão Simultâneos e escolha a opção Juntar atividades iguais para criar um Simultâneo. A indicação do professor de cada uma das disciplinas pode ser feita posteriormente.

 

hmtoggle_arrow1Como indico que o 7ºA está desdobrado em Francês e Inglês?

Deve naturalmente inserir ambas as disciplinas no Plano Curricular da turma. Depois deve juntar (clicando no botão Juntar) as disciplinas, criando um Simultâneo.

 

hmtoggle_arrow1Como indico que a disciplina de EMRC do 7ºA, 7ºB e 7ºC é dada pelo professor Martins ao mesmo tempo?

Deve juntar (clicando no botão Juntar) as três disciplinas, nos Planos Curriculares, criando um Simultâneo.

 

hmtoggle_arrow1Como indico a carga horária de cargos com distribuição semanal flexível?

Alguns cargos, como por exemplo os cargos da Comissão Executiva, incluem muitas horas com uma distribuição semanal que pode ser arbitrária. Nestes casos, indique na carga horária, o nº de tempos do cargo precedido de um ponto. Por exemplo .12, .15 ou .18. Se estas cargas não existirem na lista de cargas pode criá-las clicando o ícone à direita do campo. Ao indicar uma carga neste formato o DCS-Horários permite colocar cada uma das aulas em separado, no mesmo dia ou em dias diferentes.

 

hmtoggle_arrow1É necessário inserir as aulas da disciplina?

Não. As aulas de cada disciplina são criadas de forma automática, de cada vez que insere uma nova disciplina. O nº de aulas criado depende da carga horária da disciplina. Para uma carga horária de 2+1+1, por exemplo, o DCS-Horários cria três aulas e numera-as de 1, 2 e 3 respetivamente.

 

hmtoggle_arrow1Posso alterar cada uma das aulas da disciplina?

Pode, alterando a Ficha da Aula. Para ver e/ou alterar as várias aulas de uma disciplina clique no botão Aulas do Painel central. Esta possibilidade pode ser muito útil permitindo, por exemplo:

Retirar uma ou mais aulas do simultâneo, designadamente nos casos em que nem todas as aulas da disciplina são em simultâneo (CN e FQ, por exemplo);
Alterar a sala em disciplinas em que nem todas as aulas devam ficar na mesma sala;
Indicar o tipo de aula.

 

hmtoggle_arrow1É necessário definir o Plano Curricular (PC) de cada turma?

Sim, embora não deva fazê-lo separadamente, pois levaria muito tempo. Depois de definir o PC de uma turma pode copiá-lo para outra ou outras com PC idêntico. Depois de copiado deve fazer as alterações necessárias.

 

hmtoggle_arrow1É necessário indicar a sala de cada disciplina?

Apenas deve indicar a sala de cada disciplina se esta for lecionada numa Sala Específica. Em contrário deixe o valor assumido <ND> indicativo de sala Não Definida.

 

hmtoggle_arrow1Que sala devo indicar para as aulas que podem ser lecionadas em qualquer dos dois laboratórios da escola?

Deve indicar, na tabela de salas, que os laboratórios (Lab1 e Lab2, por exemplo) pertencem a um grupo de sala (campo Tipo da Ficha da Sala), LabCN, por exemplo. De seguida nos planos Curriculares (campo Sala especifica) em vez de indicar Lab1 ou Lab2, indique o grupo de sala (.LabCN, neste exemplo). Note que nos Planos Curriculares os grupos de salas são precedidos por um ponto.