Planos Curriculares
O Plano Curricular de uma turma (ou professor) é o conjunto de disciplinas/atividades dessa turma/professor. |
Escolha a turma no Painel Esquerdo e depois clique duas vezes sobre as disciplinas a incluir na turma, no Painel Direito. Pode também criar um Plano Curricular copiando-o de uma turma semelhante. |
A criação dos planos dos professores é feita à medida que se indica o professor de cada atividade, previamente introduzida nos Planos das turmas. Para cada professor deve ainda indicar as atividades não letivas como, por exemplo, os Cargos. |
Para cada disciplina deve indicar, entre outros, a carga horária e o professor. Pode, se necessário, indicar uma sala específica ou um turno de colocação (manhã, tarde ou noite). |
A carga horária de cada disciplina é descrita por uma sequência de dígitos separados pelo sinal +, por exemplo, 2+1 ou 2+2+1+1. Este formato permite indicar:
|
A melhor forma de indicar o professor de cada disciplina é ativar os Planos dos professores, clicando o botão . De seguida escolha o professor e clique duas vezes (na Lista Direita) na disciplina que deve ser lecionada pelo professor. |
As disciplinas lecionadas por dois professores devem ser inseridas duas vezes no Plano Curricular da turma. Depois clique o botão e escolha a opção para criar um Simultâneo. A indicação do professor de cada uma das disciplinas pode ser feita posteriormente. |
Deve naturalmente inserir ambas as disciplinas no Plano Curricular da turma. Depois deve juntar (clicando no botão ) as disciplinas, criando um Simultâneo. |
![]() | Como indico que a disciplina de EMRC do 7ºA, 7ºB e 7ºC é dada pelo professor Martins ao mesmo tempo? |
Deve juntar (clicando no botão ) as três disciplinas, nos Planos Curriculares, criando um Simultâneo. |
Alguns cargos, como por exemplo os cargos da Comissão Executiva, incluem muitas horas com uma distribuição semanal que pode ser arbitrária. Nestes casos, indique na carga horária, o nº de tempos do cargo precedido de um ponto. Por exemplo .12, .15 ou .18. Se estas cargas não existirem na lista de cargas pode criá-las clicando o ícone à direita do campo. Ao indicar uma carga neste formato o DCS-Horários permite colocar cada uma das aulas em separado, no mesmo dia ou em dias diferentes. |
Não. As aulas de cada disciplina são criadas de forma automática, de cada vez que insere uma nova disciplina. O nº de aulas criado depende da carga horária da disciplina. Para uma carga horária de 2+1+1, por exemplo, o DCS-Horários cria três aulas e numera-as de 1, 2 e 3 respetivamente. |
Pode, alterando a Ficha da Aula. Para ver e/ou alterar as várias aulas de uma disciplina clique o botão Aulas do Painel central. Esta possibilidade pode ser muito útil permitindo, por exemplo:
|
Sim, embora não deva fazê-lo separadamente, pois levaria muito tempo. Depois de definir o PC de uma turma pode copiá-lo para outra ou outras com PC idêntico. Depois de copiado deve fazer as alterações necessárias. |
Apenas deve indicar a sala de cada disciplina se esta for lecionada numa Sala Específica. Em contrário deixe o valor assumido <ND> indicativo de sala Não Definida. |
Deve indicar, na tabela de salas, que os laboratórios (Lab1 e Lab2, por exemplo) pertencem a um grupo de sala (campo Tipo da Ficha da Sala), LabCN, por exemplo. De seguida nos planos Curriculares (campo Sala especifica) em vez de indicar Lab1 ou Lab2, indique o grupo de sala (.LabCN, neste exemplo). Note que nos Planos Curriculares os grupos de salas são precedidos por um ponto. |