Calendários de Avaliações

Ferramenta do DCS-Horários para construção automática de Calendários de Avaliações (reuniões de avaliação).

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hmtoggle_arrow1Principais operações
Imprimir o plano de reuniões, com indicação da data, hora, Presidente e Secretário de cada reunião;
Imprimir um mapa dos professores ocupados (manchas de ocupação) nas reuniões de avaliação;
Editar e/ou consultar turmas que compõem cada grupo, podendo mudar a turma de um grupo para outro;
Consultar, imprimir e enviar por email o Calendário de Avaliações de cada professor;
Detetar erros ou incoerências no Calendário de Avaliações.

Ao construir um novo Calendário o DCS-Horários apura combinações de turmas, aqui designadas por grupos, para que em cada grupo não existam professores em mais de uma reunião.

O utilizador pode influenciar as combinações geradas pelo programa excluindo turmas ou professores.

 

hmtoggle_arrow1Gerar novo Calendário de Avaliações

Para gerar automaticamente um novo Calendário para reuniões de avaliação clique no botão Avaliações da Janela Inicial e clique depois no botão Novo Calendário. O DCS-Horários mostra-lhe um assistente com os vários passos. Cada um dos passos é auto-explicativo dispondo de informação de contexto.

No essencial, ao criar um novo calendário, deve indicar:

Turmas a incluir/excluir no calendário

Permite indicar as turmas que devem ser excluídas (ou incluídas) no calendário;

Professores dispensados

É importante excluir  professores que lecionam em muitas turmas (Professor de EMRC, por ex.) para diminuir o nº de grupos necessários;

Salas a utilizar

É necessário indicar as salas que devem ser ocupadas para as reuniões de turmas. O DCS-Horários ocupa as salas pela ordem em que são indicadas;

Data e hora

É necessário indicar também os dias e horas das reuniões. A data e hora de cada grupo de reuniões pode ser alterada depois de concluída a criação do novo calendário.

 

hmtoggle_arrow1Alterar Calendário de Avaliações

Depois de ter gerado grupos (combinações de turmas) o DCS-Horários mostra-lhe os erros (ou o que falta fazer) no painel respetivo. Para corrigir esses erros/incoerências é necessário, frequentemente, alterar propriedades do calendário.

Pode ser necessário indicar o Presidente e Secretários de cada reunião, ou simplesmente alterar a data e hora de cada um dos grupos de reuniões.

Pode ainda mudar uma turma de um grupo para outro, desde que todos os professores da turma não constem das turmas já existentes nesse grupo.

Alterar calendário de reuniões: Procedimentos habituais

Alterar a Data/Hora das reuniões de um grupo

Clique duas vezes sobre o grupo a alterar na lista de grupos;

Altere o nome, a data ou a hora do grupo. Por fim clique o botão Ok;

Mudar o grupo de uma turma

Indique a turma a alterar na caixa Mudar Turma;

Indique o grupo para onde pretende mudar a turma e clique o botão Turma: Opções;

Alterar o Presidente, Secretário(s) e sala de uma reunião

Escolha o grupo à esquerda e clique duas vezes na turma pretendida na grelha de turmas;

Indique o Presidente e/ou Secretários. Por fim clique o botão Ok;

Alterar os professores presentes na reunião de turma

Escolha o grupo na Lista esquerda;

Clique duas vezes na turma a alterar na grelha de turmas para abrir a janela onde pode inserir ou retirar professores.