Gestão de faltas e substituições

O módulo de Gestão de Faltas e Substituições pode ser utilizado apenas para o tratamento estatístico de faltas e substituições, incluindo, naturalmente, listagens e consultas gerais. Pode ainda ser utilizado para apoio na escolha do Professor Substituto.

clip0069

 

hmtoggle_arrow1Tipos de utilização

Em Tempo Real

Ao trabalhar em Tempo Real o registo das faltas é feito no momento em que ocorrem ou são inseridas previamente (sempre que o professor tem conhecimento antecipado de que vai faltar). Desta forma pode utilizar o DCS-Horários para apoio à decisão das substituições (escolha do Professor Substituto).

Diferido no tempo

Desta forma o registo das faltas e substituições é feito depois das faltas ocorridas, não podendo assim utilizar o DCS-Horários para o ajudar na escolha do(s) professor(es) substituto(s). Beneficia, no entanto, de todo o tratamento estatístico, listagens, consultas, etc..

 

A tabela de faltas e substituições, pode, ao fim de algum tempo, guardar largas centenas ou milhares de registos. Ao trabalhar em tabelas com muitos registos é vital que em cada momento tenha a possibilidade de filtrar (visualizar) apenas os registos que interessam. Clique num dos botões Hoje, Mês e Tudo para filtrar respetivamente pelo dia atual, mês atual e mostrar todos os registos. Pode ainda filtrar por professor, tipo de falta, etc usando a caixa apresentada no cabeçalho de cada coluna.

O DCS-Horários permite o acesso exclusivo ao módulo de faltas e substituições, impedindo o utilizador de aceder a outras partes da aplicação. O acesso exclusivo é feito através de uma password especifica que deverá ser configurada pelo Gestor do programa em Configuração, Passwords de acesso.

 

hmtoggle_arrow1Tarefas habituais

Vejamos a seguir as tarefas principais ao trabalhar na gestão de faltas e substituições.

Tarefas principais ao gerir faltas/substituições:

Filtrar por período de tempo

Clique num dos botões de filtro por período: Hoje, Mês e Tudo. Pode ainda filtrar entre duas datas indicadas pelo utilizador;

Inserir faltas dos professores

Clique o ícone Inserir faltas da Barra de Comando para chamar a janela de registo de faltas. De seguida escolha o professor que faltou, o período da falta e clique no botão Inserir;

Escolhendo o professor substituto

Localize na grelha de faltas o dia e tempo para o qual pretende encontrar professor(es) substituto(s) e clique no botão Substituição;

Alterar registo

Clique duas vezes sobre o registo que pretende alterar;

Fazer o tratamento estatístico

Clique no botão Imprimir da barra de comando para fazer o tratamento estatístico, imprimir listagens de faltas e substituições, etc.

 

hmtoggle_arrow1Inserir faltas do professor

Toda a gestão de faltas e substituições começa com o registo de faltas dos professores. Pode rapidamente introduzir a falta de um professor para um dia inteiro, para um conjunto de dias (quando é apresentado um atestado médico, por exemplo) ou apenas para alguns tempos de um dia.

clip0070

Ao registar as faltas de um professor para um dia o DCS-Horários regista faltas para cada um dos tempos desse dia consultando o horário do professor. Se o professor tiver 5 tempos nesse dia o DCS-Horários registará cinco faltas. Este procedimento também se aplica quando regista a falta para um conjunto de dias.

Quando se tem conhecimento de que um professor está a faltar pode optar-se por registar logo a falta para todo o dia, evitando assim ter que o fazer para cada um dos tempos. Se o professor não faltar a todos os tempos é fácil eliminar as faltas entretanto registadas.

Para registar faltas dos professores:

1.Clique no botão Gestão de faltas e substituições da Janela Inicial;
2.Uma vez na janela de gestão de faltas clique no botão Inserir faltas;
3.Indique o professor e o motivo da falta nos campos respetivos;
4.Escolha o dia (ou período de tempo) em que o professor faltou;
5.Clique no botão Inserir.

 

hmtoggle_arrow1Escolher o professor substituto

A escolha dos professores substitutos é feita na janela de substituições. Esta janela permite encontrar e registar as substituições para todas as faltas de um tempo letivo.

clip0071

A janela de substituições mostra duas grelhas:

Grelha superior

A grelha superior mostra os professores a faltar naquele tempo letivo. Ao clicar num dos professores o DCS-Horários atualiza a grelha inferior, calculando a pontuação de cada um dos professores substitutos;

Grelha inferior

Mostra os Professores Substitutos (PS), ou seja, professores com a atividade Substituição (ou equivalente) naquele tempo letivo. Para cada PS mostra o nº de pontos (barra gráfica) e indica ainda se o professor tem a mesma turma, disciplina ou grupo do professor selecionado na grelha superior. Clique duas vezes no PS para indicar ao programa que aquele PS substituiu (ou vai substituir) o professor selecionado na grelha superior.

São vários os critérios usados para encontrar o Professor Substituto (a seguir designado PS) sempre que existem dois (ou mais) PS. No DCS-Horários o apuramento do PS pode ter em conta vários critérios, como por exemplo:

O PS tem a mesma turma do PF (professor que faltou);
O PS leciona a mesma disciplina do PF;
O PS é do mesmo grupo do PF;
O número de substituições já efetuadas pelo PS.

O utilizador pode ajustar o “peso” de cada um destes critérios, ou mesmo descartar alguns deles, clicando a página Configuração desta janela. Para isso deve indicar o nº de pontos atribuído a cada um dos critérios atrás indicados. Uma vez definidos os pontos para cada critério o DCS-Horários apura o número de pontos de cada um dos PS. O professor com maior número de pontos será o mais adequado para efetuar a substituição. O utilizador pode, no entanto, escolher qualquer dos Professores Substitutos.

Para escolher o(s) professor(es) substituto(s) para um tempo letivo:

1.Entre na janela de Gestão de Faltas e Substituições;
2.Localize na grelha de faltas o dia e tempo para o qual pretende encontrar professor(es) substituto(s);
3.Clique no botão Substituição;
4.Escolha o Professor Substituto para cada um dos professores a faltar. Selecione o professor a faltar (na grelha superior) e clique duas vezes sobre o professor substituto respetivo na grelha inferior;
5.Clique no botão Gravar.

 

hmtoggle_arrow1Impressão e tratamento estatístico

Uma vez registadas as faltas e substituições pode utilizar o DCS-Horários para fazer o tratamento estatístico, imprimir listagens de faltas e substituições, dispondo de largas opções de configuração.

Na janela de impressão de faltas/substituições o utilizador pode:

Imprimir análise estatística (gráficos) podendo incluir Taxa de faltas, taxa de substituições e taxa de presenças dos professores da escola;
Imprimir uma Listagem de faltas e /ou substituições;
Definir o período de tempo que deve ser processado;
Marcar os professores e/ou turmas a processar.

Para imprimir faltas e substituições:

1.Clique no botão Faltas da Janela Inicial (secção Output). Em alternativa, se estiver na janela de Faltas / substituições clique no botão Imprimir;
2.Marque as turmas/professores que pretende incluir;
3.Indique o tipo de output na caixa Imprimir;
4.Ajuste as várias opções de configuração conforme necessário;
5.Clique no botão Visualizar ou Imprimir.

 

Nota

As escolas que continuarem a usar os seus critérios para a escolha do Professor Substituto (como por exemplo a rotatividade) podem concluir não ter vantagens em utilizar o DCS-Horários para esse fim. Podem, mesmo assim, utilizar o módulo de Gestão de Faltas e substituições para o tratamento estatístico, listagens, etc, podendo, nestes casos, fazer o registo das faltas diferido no tempo (dias ou semanas depois de terem ocorrido).