Substituição de horários

Este módulo destina-se ao registo das substituições de professores por um período mais ou menos prolongado. Para aceder às substituições clique o ícone Substituições de horários na Janela Inicial.

clip0068

Ao contrário da Gestão de Faltas e Substituições em que se indica um professor substituto para cada uma das aulas, aqui o professor (ou professores) substituto irá substituir o professor a faltar durante todo o período de ausência deste.

A gestão das substituições de horários começa com a introdução de novas substituições. Para cada substituição deve indicar, entre outros,  o professor substituído (a faltar) e o(s) professor(es) substituto(s) para cada uma das atividades.

Ao iniciar uma substituição os horários são alterados e a substituição considera-se Em curso. Ao finalizar uma substituição o DCS-Horários repõe os horários anteriores à substituição e a substituição considera-se Concluída.

Vejamos a seguir as principais tarefas relativas à substituição de horários.

 

hmtoggle_arrow1Tarefas principais ao substituir horários

Inserir nova substituição

Clique o ícone Inserir para registar nova substituição. De seguida escolha o Professor a substituir, o Motivo, a Data de início da substituição e o(s) professor(es) substituto(s). Clique no botão Iniciar para gravar a substituição e fazer as alterações de horários respetivas;

Finalizar uma substituição

Apenas as substituições em curso podem ser finalizadas. Para finalizar uma substituição clique duas vezes sobre ela, indique a data da finalização e clique no botão Finalizar;

Consultar uma substituição

Clique duas vezes sobre a substituição pretendida para chamar a Ficha da Substituição;

Eliminar uma substituição

Selecione a substituição a eliminar e clique no botão Anular (sinal menos). Note que depois de eliminar uma substituição em curso não vai poder conclui-la e repor os horários anteriores à substituição.

 

Notas

A alteração de horário em cada substituição ocorre quando inicia e finaliza (clicando nos botões respetivos) a substituição e não na data de início e fim da mesma.
Uma vez iniciada uma substituição, esta não pode ser alterada.