Análise e diagnóstico de horários

Durante a construção de horários deve fazer frequentemente um diagnóstico para detetar eventuais erros ou incorreções. Para isso clique no botão Analisar da Janela Inicial.

clip0057

Muitos dos erros/incorreções reportados não poderão ser eliminados, dadas as dificuldades de construção de horários, designadamente na satisfação de regras e preferências de professores.

A informação do diagnóstico é mostrada em duas listas. A lista superior mostra um resumo dos dados. À esquerda de cada item aparece uma barra gráfica de cor vermelha ou azul. A cor vermelha é reservada para erros mais graves, que precisam, regra geral, ser corrigidos. A lista inferior mostra os detalhes relativos ao item selecionado na lista superior.

 

hmtoggle_arrow1Alguns alertas do DCS-Horários

Violações de preferências:

Como, por exemplo, aulas em tempos proibidos ou no dia livre do professor. A violação de preferências é muitas vezes necessária para concluir os horários.

Violações de regras:

Como, por exemplo, turmas com furos, línguas estrangeiras seguidas ou Educação Física depois do almoço.

Simultâneos incorretos:

O programa pode alertar para simultâneos não colocados, simultâneos com colocação errada (aulas em tempos diferentes) ou simultâneos rebeldes (não definidos nos Planos Curriculares).