Trabalhando no Editor de Horários

Enquanto trabalha no Editor de Horários recorra ao botão direito do rato (sobre as várias zonas do Editor) para facilmente aceder a tarefas sensíveis ao contexto.

clip0101

Pode trabalhar no Editor de Horários (EH) em três modos diferentes. Para escolher o modo clique num dos botões do grupo Modos de trabalho.

 

hmtoggle_arrow1Modos de trabalho do Editor de Horários

Manual

Utilize este modo para consultar ou alterar horários de Turmas, Professores ou Salas. A edição de horários neste modo consiste em colocar ou retirar atividades do horário. Pode ainda deslocar atividades de um tempo para outro.

Ao trabalhar neste modo os círculos da Lista Esquerda apresentam a cor verde quando estão colocadas todas as aulas (conforme definidas nos Planos Curriculares) e a cor azul  nos horários onde falta colocar uma ou mais aulas.

Colocação de Salas

É, regra geral, a última fase da construção dos horários, já depois de construídos os horários das turmas e professores. Permite indicar as salas onde as aulas devem ser lecionadas. Note que as aulas que usam Sala Especifica ficam logo com a sala colocada quando, elas próprias, são colocadas no horário.

Ao trabalhar neste modo os círculos da Lista Esquerda apresentam a cor verde nos horários em que todas as aulas têm sala e a cor azul nos restantes.

Automático

Este modo é muito idêntico ao modo Manual. A principal diferença é que, neste modo, é possível construir automaticamente o horário de uma turma, professor ou sala. Para isso basta clicar duas vezes sobre o horário (turma, professor ou sala) que pretende construir, na Lista Esquerda. Ao construir horários automaticamente o programa usa as opções e ponderação definidos. Para consultar/alterar estas opções clique no botão colocado à direita do botão Automático.

 

hmtoggle_arrow1Editar horários de Turmas e Professores

A edição de horários (de turmas, professores) no Editor de Horários consiste, grosso modo, na colocação de atividades (definidas nos Planos Curriculares) nos tempos letivos. Pode ser feita no horário da turma ou do professor nos modos de trabalho Manual ou Automático.

A colocação dos Cargos dos professores apenas pode ser feita no horário dos professores.

Em qualquer dos modos de trabalho o DCS-Horários permite anular alterações feitas (operação vulgarmente conhecida por Undo). Para anular uma alteração clique a primeira Seta azul da barra de comando ou tecle Ctrl+Z.

Ao Editar Horários proceda como indicado para:

Colocar aulas (ou simultâneos)

Escolha o horário a alterar na Lista Esquerda, selecione uma atividade na Lista Direita e clique duas vezes no tempo a colocar. Consulte abaixo o tópico sobre colocação manual de aulas;

Retirar aulas (ou simultâneos)

Escolha o horário a alterar na Lista Esquerda, pressione a tecla Control e clique duas vezes no tempo (aula) a retirar;

Colocar automaticamente uma atividade

Com o modo Automático ativado, clique duas vezes sobre a atividade (na Lista direita) que pretende colocar no horário;

Retirar uma atividade

Pressione a tecla Control e clique duas vezes sobre a atividade (na Lista direita) que pretende retirar do horário;

Construir automaticamente um horário

Com o modo Automático ativado, clique duas vezes sobre o horário a construir, na Lista Esquerda;

Excluir um horário

Clique o botão direito do rato sobre o horário a excluir (na Lista Esquerda) e escolha a opção Excluir horário. Ao anular horários de uma turma, por exemplo, anula também parte do horário dos professores e das salas dessa turma;

Excluir vários horários

Clique no ícone Utilitários da Barra de Comando e escolha uma das opções disponíveis para anular horários.

 

hmtoggle_arrow1Várias aulas no mesmo tempo

São muitas as situações em que a turma, professor ou sala têm duas ou mais aulas no mesmo tempo (simultâneos).

Os tempos com duas ou mais aulas mostram várias barras de cor (tantas quantas o número de aulas). O utilizador pode consultar ou alterar cada uma dessas aulas no Painel Central (por cima do Painel de semáforos) bastando, para isso, clicar no tempo respetivo (na Grelha Horária).

Em tempos com várias aulas apenas uma delas se encontra ativa. A atividade ativa é aquela cujo nome aparece na célula.

No modo  de colocação de salas, clique duas vezes numa das aulas do Painel Central para:

Colocar essa aula na sala selecionada (na Lista de salas). Pode indicar uma sala diferente para cada uma das aulas;
Retirar a sala atual da aula, mantendo a tecla CTRL pressionada.

 

hmtoggle_arrow1Trabalhar com aulas bloqueadas

O DCS-Horários permite bloquear aulas assegurando que estas se mantenham no tempo e sala indicados. Consequentemente, não é possível em aulas bloqueadas:

Retirá-las do horário;
Mudá-las para outro tempo;
Alterar a sala indicada.

 

O Editor de horários mostra um triângulo vermelho no canto superior direito das aulas bloqueadas.

Se precisar fazer qualquer destas operações deve primeiro desbloquear a(s) aula(s) a alterar. Para bloquear/desbloquear aulas, clique o botão direito do rato sobre a aula a processar (na Grelha de horários).

Pode ainda bloquear/desbloquear todas as aulas de um horário (turma, professor ou sala). Para isso, clique no botão direito do rato sobre a turma, professor ou sala a processar (na Lista Esquerda).

 

hmtoggle_arrow1Criar simultâneos rebeldes

Os simultâneos devem, regra geral, ser definidos previamente nos Planos Curriculares (e/ou no Editor de Simultâneos). Ao proceder desta forma assegura que:

Ao gerar automaticamente, todas as aulas dos simultâneos são colocadas ao mesmo tempo;
Ao colocar ou retirar qualquer das aulas de um simultâneo, todas as suas aulas são também colocadas ou retiradas;
A contagem das horas nos Planos Curriculares é correta.

 

O DCS-Horários permite ainda criar simultâneos diretamente no Editor de Horários, os Simultâneos rebeldes. Estes não podem ser tratados pelo Gerador Automático e de cada vez que coloca/retira uma das aulas do simultâneo o programa não faz qualquer processamento nas aulas restantes. Por estes motivos a utilização intensiva de simultâneos rebeldes é, regra geral, desaconselhada.

Para criar simultâneos rebeldes no Editor de Horários:

1.Escolha a turma (ou professor) na lista Esquerda;
2.Escolha a atividade a inserir na Lista de Disciplinas;
3.Clique duas vezes sobre o tempo letivo a ocupar na Grelha de Horários;
4.Repita os passos anteriores para cada uma das aulas a inserir, colocando-as no mesmo tempo letivo. Depois de ter inserido a primeira aula o programa alerta para o facto de a turma ou professor estarem ocupados. Deve, por isso, escolher a opção Manter aulas.