Colocação manual de aulas

clip0102

 

A construção manual consiste basicamente na colocação das aulas (previamente criadas nos Planos Curriculares) no horário.

Para colocar uma aula (no Editor de Horários) comece por escolher a turma (ou professor) na Lista Esquerda e a atividade na Lista Direita. Agora é altura de decidir o melhor tempo para a sua colocação. Os semáforos dão uma ajuda importante nesta fase. Os tempos que apresentam um semáforo verde são tempos possíveis para colocação.

 

Ao escolher um tempo para colocar uma aula, deve ter em conta:

O horário da turma, para conseguir uma boa distribuição de aulas;
O horário do professor da disciplina evitando, por exemplo, deixar furos. O horário do professor da disciplina é mostrado, apresentando um círculo preto (ou cinza) em cada um dos tempos em que o professor já está ocupado;
A distribuição semanal da disciplina evitando, por exemplo, aulas da mesma disciplina em dias seguidos.

 

Não havendo tempos possíveis para colocação é necessário colocar a aula atendendo aos semáforos mostrados em cada tempo letivo. Os semáforos acendem ou apagam à medida que desloca o ponteiro do rato sobre a grelha de horários.

Ao colocar uma aula num tempo sem semáforo verde o DCS-Horários mostra o Assistente de colocação de aulas, alertando para as violações de regras/preferências. Agora, cabe ao utilizador decidir entre colocar a aula ou cancelar a colocação.

 

hmtoggle_arrow1Assistente de colocação de aulas

clip0054

Destina-se a apoiar o utilizador na colocação manual de aulas no Editor de Horários. É chamado automaticamente sempre que o DCS-Horários encontra dificuldades na colocação de aulas ou simultâneos. Regra geral é chamado sempre que o utilizador tenta colocar aulas em tempos que não têm o semáforo verde.

As dificuldades encontradas pelo DCS-Horários na colocação de aulas podem situar-se a três níveis, explicados a seguir.

Dificuldades na colocação manual de aulas:

Violações de preferências

Resultantes da tentativa de colocar aulas em tempos que violam preferências (da turma, professor ou sala) conforme definidas nas fichas respetivas. Ocorrem, por exemplo, quando se tenta colocar uma aula num tempo marcado como proibido, na Ficha do professor, da turma ou da sala.

Violações de regras

Resultantes da tentativa de colocar aulas em tempos que violam regras de construção de horários como, por exemplo, a colocação de Línguas Estrangeiras seguidas ou a colocação de aulas que exigem esforço físico depois do almoço.

Professor, turma ou sala ocupados

Resultantes da tentativa de colocar aulas em tempos em que a turma, professor ou sala já estão ocupados. Estes tempos estão sinalizados em cada célula através de um círculo preto.