Opções finais do gerador

clip0114

No último passo do Assistente, antes de iniciar a geração automática, propriamente dita, pode ajustar algumas opções indicadas a seguir.

Opções finais do Gerador Automático:

Otimização

Regra geral deve ativar todas as opções de otimização e escolher um nível de otimização moderado. Se a geração automática ficar lenta experimente, primeiro baixar o nível de otimização e só depois desativar uma ou mais das otimizações;

Manter horários atuais

Por defeito, os horários são limpos ao iniciar nova geração automática, mantendo-se apenas as aulas bloqueadas. Para manter todos os horários e colocar apenas as aulas que ainda não estão colocadas ative esta opção.

Permitir início das aulas livre

Se ativar esta opção o DCS-Horários não respeita as regras para colocação de aulas duplas (ou outras) definidas na Grelha horária das escolas.

Validar Salas Gerais

Esta opção deve ficar, na maioria dos casos desativada, mesmo nas escolas que não têm possibilidade de ter uma sala para cada turma. Contudo, em algumas escolas, com muitas limitações de salas, pode ser necessário controlar as aulas que podem ficar em cada tempo letivo logo no momento da colocação das aulas e assegurar, desta forma, que existem salas para todas.

Desvio máximo

Aqui pode indicar o desvio (máximo) de tempos por dia para turmas e professores. Assim, se na Ficha do 9A indicou 8 Tempos/Dia, e aqui indicar um desvio de 1 (para as turmas), o DCS-Horários poderá colocar 9 tempos/dia se necessário.

Note que, para que o DCS-Horários utilize este desvio a ponderação Respeitar máximo de tempos/dia não deve estar no máximo.

 

Notas

Algumas escolas têm muitas limitações de salas e necessitam controlar as aulas que podem ficar em cada tempo letivo, para evitar que no fim, aquando da colocação de salas, não existam salas suficientes para todas as aulas. Para suportar isto indique o nº máximo de Salas Gerais.