Ajustando a ponderação

clip0056

São várias as regras que o gerador automático deve ter em conta no processo de construção de horários como, por exemplo, o impedimento de  colocar Línguas estrangeiras em tempos consecutivos, atividades bi-semanais em dias seguidos, Educação física depois do almoço. Existem ainda  as preferências, definidas pelo utilizador, que devem, igualmente, ser tidas em conta, como por exemplo os tempos proibidos da turma e do professor, o dia livre do professor.

O utilizador pode permitir (ou não) a violação de algumas preferências/regras (PR) por forma a maximizar a taxa de colocação de aulas. É este o conceito de ponderação. Regra geral, com menor ponderação conseguimos obter maior colocação de aulas.
Para cada uma das PR podemos ajustar a ponderação (de zero a cinco). A ponderação mínima (zero) desativa a validação da PR respetiva.

Para que o gerador ignore uma PR devemos ajustar a ponderação para zero. Inversamente, para impedir o gerador de violar uma PR devemos ativar a respetiva caixa à esquerda. Esta ação também ajusta a ponderação para o nível máximo, cinco.

 

Nota

Note que ao impedir muitas violações de PR pode comprometer significativamente a taxa de colocação de aulas.