Colocação automática de salas

clip0108

Como já se disse, a colocação de salas pode ser feita em momentos diferentes, conforme sejam salas especificas ou salas gerais. As salas especificas são colocadas aquando da colocação das aulas (construção dos horários). As Salas gerais são, regra geral, colocadas depois da Construção de Horários.

A colocação das salas gerais (distribuição das turmas pelas salas) é frequentemente feita no Editor de Horários de forma simples e prática, conforme explicado no tópico respetivo. Podemos, no entanto optar por fazê-lo de forma automática.

Para colocar as salas gerais automaticamente:

1.Clique o menu Horários da Janela Inicial e escolha a opção respetiva;
2.Indique a sala (ou conjunto de salas) a utilizar por cada uma das turmas;
3.Clique o botão Automático;
4.Ajuste as opções conforme necessário e clique Colocar salas automaticamente.

Ao indicar a sala para cada uma das turmas pode escolher uma das opções:

Uma sala especifica (Sala da Turma). Neste caso todas as aulas da turma ficarão nessa sala exceto as aulas em sala especifica, conforme definido no Plano Curricular;
Qualquer das salas de uma zona, de um edifício ou da escola;
Não escolher qualquer sala para que estas sejam facilmente colocadas pelo utilizador no Editor de horários.

 

Notas

Pode ainda optar pela colocação automática das Salas das Turmas (salas gerais) ao construir horários automaticamente. Para isso deve ativar a opção Colocar já as salas gerais ao entrar no Gerador Automático.
Algumas escolas têm muitas limitações de salas e necessitam controlar as aulas que podem ficar em cada tempo letivo, para evitar que no fim, aquando da colocação de salas, não existam salas suficientes para todas as aulas. O DCS-Horários pode controlar as aulas colocadas em cada tempo para assegurar que existem salas para todas. Para suportar isto indique o nº máximo de salas da turma (em cada tempo) em Opções finais no Gerador automático.