Construção automática de horários

O Gerador Automático pode construir horários de turmas, professores e salas.

Ao entrar no Gerador Automático o utilizador vai indicando, passo-a-passo, as várias opções da geração automática.

clip0096

Por defeito, os horários são limpos ao iniciar nova geração automática, mantendo-se apenas as aulas bloqueadas. Para manter todos os horários e colocar apenas as aulas que ainda não estão colocadas deve ativar a opção Manter horários atuais nas Opções finais do gerador automático.

Regra geral, a construção automática de horários é feita em simultâneo para todas as turmas da escola. Contudo, se existirem turmas cujo horário não deve ser criado ative a caixa Escolher turmas a processar no primeiro passo do Gerador Automático.

 

hmtoggle_arrow1Iniciando o Gerador Automático

Colocar simultâneos e  aulas:

Regra geral, a construção automática de horários é feita, ao mesmo tempo, para os simultâneos e aulas.

Em alguns casos pode ser vantajoso colocar primeiro os simultâneos, por exemplo. Para isso escolhemos esta opção na zona Colocar apenas. Aqui podemos também optar por colocar apenas Cargos do professores, Atividades Extra, etc.

Quando optamos pela colocação faseada (colocando primeiro os simultâneos), devemos garantir que todos os simultâneos estão colocados antes de iniciar a colocação das outras aulas.

Testes de viabilidade:

Antes de iniciar a geração automática podemos efetuar testes para análise da viabilidade de construção/conclusão dos horários. Estão disponíveis o teste de Coerência de dados e o teste de Construção Isolada de horários. Assim, é possível identificar antecipadamente problemas nos dados/configurações que conduzem a horários impossíveis de concluir.

Colocar os cargos dos professores

Frequentemente a colocação de cargos (componente não letiva) dos professores é feita diretamente pelo utilizador no Editor de Horários. Pode, no entanto, recorrer ao Gerador Automático para o fazer ativando a opção (ou opções) respetivas no primeiro passo do gerador. Os cargos dos professores devem, regra geral, ser colocados depois das restantes atividades.

Colocar as salas de aula

As Salas Especificas são sempre colocadas no momento da construção de horários. As restantes (salas das turmas) podem ser colocadas ao mesmo tempo que as Salas Especificas (se ativar a opção Colocar já as Salas Gerais) ou posteriormente.

As aulas não colocadas pelo Gerador devem ser colocadas posteriormente no Editor de Horários.

 

hmtoggle_arrow1Erros do Gerador Automático

O Gerador Automático faz uma análise de dados antes de iniciar a construção automática. Nessa fase podem ser detetados erros ou incoerências nos dados inseridos pelo utilizador que são mostrados na página Erros / restrições do Gerador Automático.

Erros e restrições do Gerador (em pré-processamento):

Erros

Impedem o Gerador de continuar o processamento, obrigando o utilizador a solucioná-los antes de prosseguir.

Restrições

Não impedem o Gerador de continuar mas podem diminuir significativamente a taxa de colocação dos horários. Cabe ao utilizador escolher entre continuar o processamento ou solucionar os erros (para processar posteriormente).

Os erros/restrições encontram-se organizados em duas listas. A Lista Superior mostra os tipos de erros encontrados. Ao escolher um tipo de erro na Lista Superior são mostrados os erros desse tipo na Lista Inferior.

Pode corrigir os erros diretamente chamando a solução mais habitual. Para isso clique duas vezes sobre o erro a corrigir na Lista Inferior.

De entre os erros mais frequentes destaque para:

Aulas sem professor

A solução habitual é indicar os professores nos Planos Curriculares.

Turma/professor com muitos tempos

Ocorre nos casos em que o nº de tempos (definido no Plano Curricular) não cabe no horário possível da turma (ou professor). Por exemplo, um professor com turno da manhã apenas e dia livre pode ter no máximo 16 tempos semanais (se a escola tiver 4 tempos de manhã).

A solução habitual é rever as preferências de horário da turma ou professor.