O que há de novo na versão 2023

A versão 2023 do DCS-Horários ficou mais simples de utilizar e recebeu novas funcionalidades. Vejamos as principais.

Vistas Parciais

As Vistas Parciais permitem trabalhar apenas com parte dos dados de um ficheiro:

São úteis para trabalhar, por ex., apenas com as turmas do  2º Ciclo ou do Secundário;
As VP são geridas logo na Janela Inicial. Pode criar, ativar ou eliminar VPs;
Ao criar uma VP deve indicar as Turmas, Professores e Salas que fazem parte dela;
Para passar a trabalhar apenas nos dados de uma VP deve primeiro ativá-la.

Horários em QRcode

Esta versão suporta, agora, QRcode para os horários:

Cada QRcode inclui um link que dá acesso a um ficheiro PDF (ou PNG) de um horário;
Pode usá-lo, por exemplo, para ter o horário da sala junto à sala (apenas em QRcode). Neste caso o QRcode poderia manter-se (por anos até) mesmo depois de alterações ao horário da sala.

Email 2023

A versão 2023 passou a suportar API da Microsoft. Os melhoramentos no Email incluem ainda:

Criação dos ficheiros anexos muito facilitada com novo botão: <Criar ficheiros anexos ao Email>;
Ao enviar Planos Curriculares, Calendários de Avaliações/Exames por Email, deve agora criar os ficheiros anexos separadamente, como já era feito ao enviar horários;
Escolha dos tipos de anexos a enviar (Só PDF, Só PNG, PDF e PNG), se aplicável;
Possibilidade de enviar emails com conhecimento (CC);
Envio de Plano Curricular das turmas para os Diretores de Turma.

Login automático

A nova versão suporta Login automático:

As janelas de Login e Gestão de Ficheiros estão agora integradas;
É agora possível aceder diretamente à Janela Inicial, sendo o login feito automaticamente;
Possibilidade de alterar o tipo de ligação (de Local passar para Cloud e vice-versa) na janela inicial.

Mapas / listagens

Os Mapas e Listagens foi uma das áreas que beneficiou de largos melhoramentos, entre eles:

Nova listagem/mapa relativa ao Trabalho do Professor com possibilidade de indicar as Classes de trabalho a imprimir. Pode optar pela impressão detalhada (aula-a-aula) ou resumida numa linha;
Listagens gerais com novas possibilidades de exportação: para HTML (Excel), PDF, Envio de Email (se aplicável);
Listas de escolha de itens melhoradas e com novas funcionalidades, designadamente a possibilidade de escolher DTs a partir das turmas.

Outras Novidades

Destacamos algumas:

Reuniões de Avaliação: Passou a indicar-se os professores Multi-reunião e não os excluídos;
Simuladores de Almoço disponíveis nos Horários, nas Fichas da Turma/Professor e em Toques;
Utilitário de Ocupação de Tempos com novas funcionalidades e interface renovada;
Ao gerir utilizadores, o administrador pode agora alterar palavras-chave, sem ser necessário eliminar o utilizador e criar um novo;
As Listas de itens incluem agora contadores e o comportamento de pesquisa foi melhorado;
Melhoramentos em tabelas, designadamente ao mostrar todos os campos;
Possibilidade de tratar DTs como cargos ao exportar para a plataforma E360.