Instalação em rede

clip0117

Pode instalar o DCS-Horários em rede de computadores, de duas formas distintas:

Instalação em modo Cliente/ servidor

O modo Cliente/servidor é mais fiável e regra geral mais rápido do que a instalação simplificada. Neste modo é necessário:

1.Instalar o Servidor DCS no computador que terá essa função, conforme indicado a seguir;
2.Instalar o DCS-Horários em cada um dos postos de trabalho. Depois de instalado deve configurar o acesso ao servidor conforme indicado a seguir.

Instalação Simplificada

Para a instalação simplificada numa rede de computadores, proceda do seguinte modo:

1.Instale o DCS-Horários num computador que tenha funções equivalentes a um servidor;
2.Crie um atalho (no desktop, por exemplo) em cada um dos postos de trabalho onde pretende utilizar o DCS-Horários. O atalho deve apontar para o executável (Horarios.exe) localizado no servidor.

Note que, neste caso, é dispensável a instalação do Servidor DCS, bem como a instalação em cada um dos postos de trabalho onde pretende aceder ao programa.

 

hmtoggle_arrow1Instalar o Servidor DCS
1.Introduza o CD (ou outro suporte fornecido) no drive respetivo e aguarde uns segundos até que o programa de instalação arranque automaticamente;
2.Escolha a opção Instalar Servidor DCS e siga as instruções do instalador;
3.Inicie o Gestor do Servidor (que aparece na Barra de Relógio do Windows), clique no botão Menu e escolha a opção Instalar como Serviço.

 

hmtoggle_arrow1Configurar a conexão ao Servidor DCS, num posto de trabalho
1.Abra o Gestor de Ficheiros (menu Dados/tabelas, Gestor de Ficheiros) e selecione o separador Ligação;
2.Ative a opção Ligação remota (por IP ou Host) e introduza os dados de acesso ao servidor, designadamente o IP (ou Host) do servidor e a porta de acesso (12020 por defeito);
3.Clique o botão Efetuar ligação.

 

 

Notas

1.O desempenho do DCS-Horários em rede pode ficar penalizado, dependendo muito da rede instalada. Assim, sempre que for possível, prefira a utilização local à utilização remota.
2.Na instalação Cliente/servidor deve fazer atualizações regulares em pelo menos um dos postos de trabalho (os outros postos serão atualizados automaticamente).
3.Por defeito, o Servidor DCS utiliza a porta 12020. Se necessário, pode indicar outra porta depois de iniciado o servidor. Para aceder à configuração do servidor, clique duas vezes no ícone respetivo, na Barra de Tarefas do Windows (junto ao relógio).