Backups S.O.S.

Backups S.O.S. são cópias de segurança feitas (ao trabalhar na Cloud) a partir dos dados atualmente em memória. São feitas automaticamente pelo DCS-Horários, regra geral, em dois momentos:

Ao fechar o DCS-Horários;
Quando falha a ligação à internet.

O modo S.O.S. utiliza o Backup S.O.S. mais recente para permitir continuar a construção/edição de horários de forma normal, trabalhando e guardando os dados localmente. Por estes motivos, tem algumas limitações detalhadas mais à frente.

O DCS-Horários utiliza um nome reservado <SOS_file_x> para os Backups S.O.S. onde x corresponde ao nome do ficheiro de trabalho. Existe apenas um Backup S.O.S por ficheiro (em cada posto de trabalho) que é atualizado de cada vez que o utilizador fecha o programa ou quando falha a ligação à Cloud.

Quando o utilizador escolhe entrar em modo S.O.S., o DCS-Horários recupera o BACKUP S.O.S. para um ficheiro com o nome <SOS_file>.

 

hmtoggle_arrow1Entrar em modo S.O.S.

A entrada em modo S.O.S é sugerida ao entrar no DCS-Horários, se não houver ligação à Internet. Isto pode ocorrer em dois momentos:

Quando trabalha no DCS-Horários e ocorre uma falha na ligação à internet (ou no acesso à Cloud). Neste caso, o programa fecha e cria um Backup S.O.S. com os dados atualmente em memória;
Ao entrar no DCS-Horários quando não existe ligação à internet/acesso à Cloud.

 

clip0091

Em qualquer das situações acabadas de referir o DCS-Horários pede ao utilizador para escolher uma de três opções:

Fechar programa e tentar mais tarde;
Trabalhar localmente na última cópia SOS criada automaticamente;
Tentar ligar à Cloud mesmo assim.

 

 

 

hmtoggle_arrow1Sair do modo S.O.S.

A saída do modo S.O.S. (voltar ao acesso Cloud), naturalmente só pode ocorrer se o acesso à Cloud já estiver disponível. Isto pode ocorrer em dois momentos:

Ao utilizar o DCS-Horários;
Ao entrar no DCS-Horários.

 

clip0092

Nestes casos, o DCS-Horários, ao detetar que o servidor cloud já está acessível permite-lhe escolher entre:

Entrar na Cloud e RESTAURAR alterações feitas em modo SOS;
Entrar na Cloud e DESCARTAR alterações feitas em modo SOS;
Não entrar na Cloud, continuar em modo SOS.

 

Nota

O DCS-Horários (quando em modo S.O.S.) testa o acesso à Cloud ao entrar em novas janelas. Por este motivo, o serviço Cloud pode já estar disponível e o DCS-Horários não o ter avisado ainda, porque esteve sempre a trabalhar no Editor de Horários, por exemplo.

 

hmtoggle_arrow1Limitações do modo S.O.S.

No modo S.O.S. pode continuar a construção/edição de horários de forma normal, embora sem poder utilizar algumas funcionalidades do DCS-Horários, referidas abaixo.

Outra limitação importante do modo S.O.S. é de que apenas um utilizador/posto de trabalho deve fazer alterações. Apesar disto, vários utilizadores podem trabalhar localmente (cada um deles no seu Backup S.O.S.) desde que não façam alterações (apenas consulta).

Se, por qualquer motivo, dois (ou mais) utilizadores estiverem a trabalhar em modo S.O.S. e alterarem dados apenas os dados de um deles podem ser carregados (de volta) para a Cloud.

As cópias S.O.S. incluem as tabelas principais do DCS-Horários (Turmas, Professores, Salas e Atividades) bem como Horários e Planos Curriculares. No entanto, as tabelas de Faltas, Substituições, Calendários/Exames não estão incluídas.

Funcionalidades do DCS-Horários não disponíveis, no modo S.O.S.:

Gestão da APP DCS-Horários;
Envio de Email para professores;
Gestão de Faltas e Substituições;
Elaboração de Calendários de Avaliação e Vigilâncias de Exames;
Impossibilidade de eliminar Turmas, Professores, Salas e Atividades. Também não é possível alterar os seus códigos.