Ficha da Aula

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A Ficha da Aula permite alterar cada uma das aulas da atividade, indicando, por exemplo, que uma delas deve ser no Laboratório, que deve ser colocada na periferia, ou que deve ser colocada na Manhã. Note que ela não permite inserir novas aulas ou anular aulas existentes. Isto porque a criação (ou exclusão de aulas) é feita automaticamente pelo programa de cada vez que o utilizador insere novas atividades (ou altera a carga de atividades existentes).

Cada uma das aulas criadas é identificada automaticamente com um número sendo um para a primeira aula, dois para a segunda e assim por diante.

 

hmtoggle_arrow1Aceder à ficha da aula
Clicar no botão Aulas no painel central dos Planos Curriculares e clicar duas vezes sobre a aula a alterar na Grelha de aulas (situada na parte inferior do Painel Central);
Clicar no botão Aulas na Ficha da Atividade para ativar a grelha de aulas, e clicar duas vezes sobre a aula a alterar;
Via botão direito do rato no Editor de Horários;
Via botão direito do rato no Editor de Simultâneos;
Via botão direito do rato no Gestor de Aulas.

 

hmtoggle_arrow1Algumas operações na Ficha da aula
Alterar a sala nas disciplinas em que nem todas as aulas devem ficar na mesma sala;
Alterar o tipo de contagem de cada uma das aulas;
Indicar o tipo de aula, designadamente para identificar o grupo de alunos quando a turma está desdobrada.

É importante perceber que algumas destas alterações podem também ser feitas ao nível da Ficha da Atividade. Nesse caso a alteração afetará todas as aulas da atividade.

 

hmtoggle_arrow1Campos da Ficha da Aula

Professor

Professor que irá lecionar a aula. A indicação do professor, não deve, regra geral, ser feita na Ficha da Aula, uma vez que o professor é o mesmo para as várias aulas de uma disciplina;

Sala específica

Sala onde será lecionada a disciplina. O programa assume <ND> (sala não definida). Apenas deve alterar se a disciplina for lecionada numa sala específica.

Se houver mais que uma sala que possa ser utilizada pode definir um tipo de salas (na tabela de salas), permitindo a ocupação de qualquer das salas desse tipo. Os grupos de salas são precedidos por um ponto;

Turno

Turno (manhã, tarde ou noite) onde a disciplina deve ser colocada. Indique o turno apenas se necessário;

Tipo de aula

Campo genérico para especificar um tipo de aula, podendo utilizá-lo, por exemplo, para identificar o grupo de alunos em aulas desdobradas. Pode criar novos tipos se necessário clicando o botão à direita do campo;

Tipo de trabalho

Indica de que forma a atividade deve ser contada para o professor. Pode indicar diferentes Tipos de contagem para cada uma das aulas da atividade;

Duração

Este campo permite indicar a duração da aula (em minutos) e está disponível apenas ao trabalhar em minutos. Indique apenas um valor se a duração da aula for diferente do habitual. Nos restantes casos deixe o valor zero;

Colocação periférica

Ative esta caixa para informar o programa de que a aula deve ser colocada no início ou fim de um bloco de aulas;

Simultâneo

Regra geral este campo não é carregado diretamente. Isto porque a indicação do simultâneo é feita nos Planos Curriculares, criando junções;

Avanço

O avanço da aula apenas pode ser indicado para aulas incluídas em simultâneos, sendo regra geral zero. Se indicar um avanço de 1 (um tempo) a aula será colocada 1 tempo depois das restantes aulas do simultâneo. Assim, por exemplo,  se um simultâneo for colocado ao 5º tempo e  umas das aulas tiver avanço de 1 tempo, ela ficará ao 6º tempo;

Nome alternativo

Pode indicar para cada aula um nome alternativo, que será utilizado na impressão de horários;

Formatação

Permite definir a formatação da aula (negrito, itálico, etc.) ao imprimir o horário.