Junções / desdobramentos / casos especiais

O DCS-Horários permite agrupar duas ou mais disciplinas para que sejam colocadas no mesmo tempo. Estas junções (e/ou desdobramentos), chamadas simultâneos, são essenciais, por exemplo, nos seguintes casos:

Disciplinas lecionadas por vários professores ao mesmo tempo;
Desdobramentos da turma, em que parte da turma está, por exemplo, a ter Inglês e outra a ter Francês;
Junções de várias turmas, em línguas, para serem lecionadas pelo mesmo professor;
Junções de alunos de várias turmas com o mesmo professor, como por exemplo na disciplina de EMRC.

 

hmtoggle_arrow1Juntar duas (ou mais) disciplinas
1.Clique sobre uma das disciplinas que pretende juntar;
2.Clique o botão Juntar e escolha a outra disciplina;
3.Repita o passo anterior para incluir mais disciplinas no simultâneo.

Casos especiais

A maioria dos casos especiais resolve-se pela utilização de simultâneos (junções).

Vejamos alguns exemplos comuns.

 

hmtoggle_arrow1Disciplina lecionada por vários professores ao mesmo tempo

Exemplo(s)

Disciplina de EVT (Educação Visual e Tecnológica).

Disciplina de FC (Formação Complementar) no ensino recorrente noturno.

Solução

Inserir a disciplina duas ou mais vezes no Plano Curricular da turma, indicando para cada uma delas o respetivo professor e carga horária. De seguida deve juntá-las criando um simultâneo.

 

hmtoggle_arrow1Turma desdobrada, com alunos em disciplinas diferentes

Exemplo(s)

Turma com parte dos alunos em Inglês e o restante em Francês.

Turma com parte dos alunos em práticas de Mecânica e o resto em práticas de Eletrónica.

Solução

Inserir as várias disciplinas no Plano Curricular da turma, indicando para cada uma delas o respetivo professor e a carga horária. De seguida deve criar um simultâneo para juntar as duas atividades.

 

hmtoggle_arrow1Turma desdobrada, em uma ou mais aulas da mesma disciplina

Exemplo(s)

Em uma aula (bloco de 90 min) prática de FQ a turma está dividida em dois turnos (cada aluno tem 2+1, mas o professor tem 2+2+1). O resto da turma está no laboratório com CN, também desdobrada.

Solução

Nos Planos Curriculares deve incrementar a carga horária das disciplinas para levar em conta as aulas desdobradas. Em vez de 2+1 deve considerar 2+2+1 (a carga do professor) ou 4+1 (se pretender as aulas desdobradas no mesmo dia).

Agora é só juntar as aulas que funcionam ao mesmo tempo, conforme explicado anteriormente.

Pode achar útil identificar cada um dos grupos de alunos (A e B, por exemplo). Para isso utilize o campo respetivo na Ficha da aula.

Neste caso (para facilitar a criação do simultâneo) as aulas de CN (aula 1 e 2) seriam do tipo A e B enquanto que as aulas de FQ seriam B e A.  Desta forma, ao juntar ficaria o grupo A de CN em simultâneo com o grupo B de FQ na primeira aula. Na segunda aula estavam invertidos.

 

hmtoggle_arrow1Junções de turmas desdobradas

Exemplo(s)

Junção de várias turmas (9A e 9B por ex.) desdobradas (com alunos em Inglês e Francês).

Solução

Comece por inserir cada uma das disciplinas no plano das turmas. Agora é necessário juntar as quatro disciplinas num simultâneo apenas. Uma forma de o fazer é juntar primeiro Fran e Ing em cada uma das turmas, criando dois simultâneos. Depois é só juntar Fran (ou  Ing) do 7A com Fran (ou Ing) do 7B para fundir os dois simultâneos em apenas um.

 

hmtoggle_arrow1Agrupamento de alunos de várias turmas, numa sala, com o mesmo professor

Exemplo(s)

Disciplina de EMRC, em que regra geral se juntam os alunos de várias turmas numa sala com o mesmo professor.

Solução

No Plano Curricular de cada turma insira a disciplina e indique sempre o mesmo professor. Junte as disciplinas das várias turmas num simultâneo.

 

hmtoggle_arrow1Algumas aulas da disciplina numa sala geral e outras em salas específicas

Exemplo(s)

Devido às restrições dos laboratórios apenas duas aulas de CTV (Ciências da Terra e da Vida) devem ser no laboratório. As restantes aulas devem ser na sala da turma.

Solução

No Plano Curricular da turma deixe ficar o campo sala com <ND> (sala não definida). Indique, na Grelha de Aulas, a sala específica (laboratório) nas aulas que devem ficar no laboratório.

 

hmtoggle_arrow1Sala com várias turmas ao mesmo tempo

Exemplo(s)

O ginásio tem capacidade para receber até três turmas em simultâneo. Pretende-se, por isso, que o programa coloque até três turmas no ginásio no mesmo tempo, se necessário.

Solução

Na tabela de salas selecione o Ginásio. Digite 3 no campo Máx turmas (Máximo de turmas em simultâneo) e grave.

 

Notas

As junções de disciplinas lecionadas por vários professores podem ser criadas rapidamente clicando no botão Simultâneos e de seguida escolher a opção Juntar atividades iguais;
As junções podem ter um nome qualquer (x ou y também são nomes válidos). No entanto é recomendado dar um nome representativo ou aceitar os nomes sugeridos pelo programa;
Pode recorrer ao Editor de Simultâneos para gerir (Eliminar, Alterar o nome, incluir ou excluir aulas) os simultâneos criados nos Planos Curriculares.