Introdução aos simultâneos

Um simultâneo (também chamado junção) é um conjunto de duas ou mais aulas que devem ser ao mesmo tempo. Um simultâneo pode envolver várias turmas e professores.

clip0125

Ao criar um simultâneo o utilizador deve dar-lhe um nome e indicar as suas atividades/disciplinas.

Depois de criado, o DCS-Horários trata todas as suas aulas em conjunto. Quer isto dizer que quando o utilizador coloca (ou retira) qualquer das aulas do simultâneo, o DCS-Horários coloca (ou retira) todas as outras.

 

hmtoggle_arrow1Exemplos de utilização de simultâneos
Disciplinas lecionadas por vários professores como, por exemplo, EVT, Projeto, Estudo Acompanhado, etc;
Desdobramentos da turma, em que parte da turma está, por exemplo, a ter Inglês e outra a ter Francês;
Junções de turmas desdobradas, designadamente turmas com vários níveis de línguas;
Junções de alunos de várias turmas com o mesmo professor como, por exemplo, na disciplina de EMRC.

Criando simultâneos

Os simultâneos podem ser criados nos Planos Curriculares e no Editor de Simultâneos.

Podemos criar todos os simultâneos ao nível dos Planos Curriculares e deixar o Editor de Simultâneos apenas para operações avançadas, como a  gestão global dos simultâneos,  alteração do nome ou eliminação de simultâneos em lote.

 

hmtoggle_arrow1Criação de simultâneos

Nos Planos Curriculares

Pode criar simultâneos nos Planos Curriculares clicando o botão Juntar para juntar a disciplina selecionada com outra(s) disciplina(s).

Pode também clicar o botão Simultâneos que dá acesso a um menu que lhe permite, por exemplo, criar de uma só vez simultâneos para disciplinas iguais (com o mesmo nome). Nesse menu pode ainda criar um novo simultâneo, indicando primeiro o nome e só depois as atividades.

No Editor de Simultâneos

Para isso clique no botão Mais no canto superior esquerdo e indique um nome para o simultâneo. De seguida indique as várias disciplinas/aulas que compõem o simultâneo.

Explicação teórica

Como já se disse, ao criar-se um simultâneo deve indicar as disciplinas a juntar. A maior parte das disciplinas são compostas por duas ou mais aulas. Estas aulas não são todas ao mesmo tempo. São até em dias diferentes. Isto obriga a criar simultâneos diferentes para as várias aulas. Este procedimento é feito de forma automática pelo DCS-Horários.

 

hmtoggle_arrow1Simultâneos nas várias aulas da disciplina

Ao juntar disciplinas o DCS-Horários cria simultâneos ligeiramente diferentes para cada uma das suas aulas. Ao nome do simultâneo o programa acrescenta um ponto (.) e o nº da aula.

Assim, ao juntar Francês (2+1) com Inglês (2+1) num simultâneo de nome FI, o DCS-Horários cria dois simultâneos diferentes:

FI.1 (inclui a primeira aula (nº 1) de Francês e Inglês)
FI.2 (inclui a segunda aula (nº 2) de Francês e Inglês).

Note que ao juntar atividades, o DCS-Horários junta a aula nº 1 de uma atividade com a aula nº 1 de outra, a aula nº 2 com aula nº 2 e assim sucessivamente.

O utilizador pode, no entanto, juntar a aula nº 1 de uma atividade com a aula nº 2 de outra, por exemplo criando um Simultâneo Irregular.

Em algumas disciplinas (Ciências e Físico-Química, por exemplo) é frequente que o simultâneo se aplique apenas a uma das aulas. Para juntar apenas uma das aulas de uma atividade entre na Ficha do simultâneo e clique no botão Incluir apenas aula.

 

hmtoggle_arrow1Simultâneos Regulares e Irregulares

Para melhor entendermos os simultâneos devemos distinguir entre simultâneos regulares e irregulares.

Um simultâneo regular inclui apenas aulas cujo número da aula coincide com a sua extensão. Assim, por exemplo, um simultâneo com extensão 2 (termina com ponto dois) é regular se incluir apenas aulas número 2. Será irregular se incluir pelo menos uma aula com nº 1 ou nº 3 ou qualquer outro nº diferente de 2.

Os simultâneos criados diretamente nos Planos Curriculares, usando um dos botões Juntar ou Simultâneos são sempre Simultâneos Regulares. Também são regulares os que são criados nos Planos Curriculares usando o botão (na Grelha de Aulas) Juntar aula atual.

Para identificar facilmente os simultâneos irregulares, estes são mostrados a azul no Editor de Simultâneos.

Frequentemente é necessário criar simultâneos irregulares, incluindo, por exemplo, num simultâneo com extensão 1, a segunda aula de uma atividade.

A criação de simultâneos irregulares pode ser feita na Ficha do Simultâneo usando o botão Incluir apenas aula ou no Editor de Simultâneos (com duplo clique na Grelha de Aulas da atividade). Pode ainda ser feita escolhendo o simultâneo na Ficha da Aula.

 

 

Tópicos relacionados

 

Nota

O DCS-Horários permite indicar que uma ou mais aulas de um simultâneo têm um avanço relativamente ao tempo em que o simultâneo é colocado. Quer isto dizer que se um simultâneo for colocado ao 5º tempo e  uma das aulas tiver um avanço de 1 tempo, ela ficará ao 6º tempo. A indicação do avanço da aula é feito na Ficha da Aula.