Introdução aos simultâneos
Um simultâneo (também chamado junção) é um conjunto de duas ou mais aulas que devem ser ao mesmo tempo. Um simultâneo pode envolver várias turmas e professores.
Ao criar um simultâneo o utilizador deve dar-lhe um nome e indicar as suas atividades/aulas.
Depois de criado, o DCS-Horários trata todas as suas aulas em conjunto. Quer isto dizer que quando o utilizador coloca (ou retira) qualquer das aulas do simultâneo, o DCS-Horários coloca (ou retira) todas as outras.
|
Os simultâneos podem ser criados nos Planos Curriculares e no Editor de Simultâneos. Podemos criar todos os simultâneos ao nível dos Planos Curriculares e deixar o Editor de Simultâneos apenas para operações avançadas, como a gestão global dos simultâneos, alteração do nome ou eliminação de simultâneos em lote. A gestão de simultâneos nos Planos Curriculares é feita com um clique no botão Ele dá acesso a um menu com várias opções que permitem:
Ao criar novos simultâneos, pode incluir logo a atividade atualmente selecionada. |
Simultâneo: Pai e filhos
Regra geral, ao criar um simultâneo (simultâneo-pai), o utilizador apenas indica as disciplinas que devem 'funcionar' ao mesmo tempo e indica o nome do simultâneo. O DCS-Horários, de forma automática cria os vários simultâneos-filho, para cada uma das aulas da atividade.
Ao juntar disciplinas o DCS-Horários cria simultâneos ligeiramente diferentes para cada uma das suas aulas, podemos chamar-lhe simultâneos-filho. Ao nome do simultâneo-pai o programa acrescenta um ponto (.) e o nº da aula. Assim, ao juntar Francês (2+1) com Inglês (2+1) num simultâneo de nome FI, o DCS-Horários cria dois simultâneos-filho diferentes:
Note que ao juntar atividades, o DCS-Horários junta a aula nº 1 de uma atividade com a aula nº 1 de outra, a aula nº 2 com aula nº 2 e assim sucessivamente. O utilizador pode, no entanto, juntar a aula nº 1 de uma atividade com a aula nº 2 de outra, por exemplo criando um Simultâneo Irregular. Em algumas disciplinas (Ciências e Físico-Química, por exemplo) é frequente que o simultâneo se aplique apenas a uma das aulas. Para juntar apenas uma das aulas de uma atividade entre na Ficha do simultâneo e clique o botão . |
Para melhor entendermos os simultâneos devemos distinguir entre simultâneos regulares e irregulares. Um simultâneo regular inclui apenas aulas cujo número da aula coincide com a sua extensão. Assim, por exemplo, um simultâneo com extensão 1 (termina com ponto um) é regular se incluir apenas as primeiras aulas das várias atividades. Será irregular se incluir, por exemplo, a primeira aula de uma das atividades e a segunda aula da outra atividade. Para identificar facilmente os simultâneos irregulares, estes são mostrados a azul no Editor de Simultâneos. Ás vezes é necessário criar simultâneos irregulares, incluindo, por exemplo, num simultâneo, a primeira aula de uma atividade e a segunda aula da outra atividade. A criação de simultâneos irregulares pode ser feita na Ficha do Simultâneo usando o botão ou no Editor de Simultâneos (com duplo clique na Grelha de Aulas da atividade). Pode ainda ser feita escolhendo o simultâneo na Ficha da Aula. |
Tópicos relacionados |
Nota O DCS-Horários permite indicar que uma ou mais aulas de um simultâneo têm um avanço relativamente ao tempo em que o simultâneo é colocado. Quer isto dizer que se um simultâneo for colocado ao 5º tempo e uma das aulas tiver um avanço de 1 tempo, ela ficará ao 6º tempo. A indicação do avanço da aula é feito na Ficha da Aula. |