Opções de horário: Turmas e professores

clip0109

Na Ficha da Turma e do Professor existe um conjunto de campos que permitem ajustar a organização do horário. Permitem, por exemplo, definir o nº de tempos por dia e especificar tempos onde a turma/professor não podem ter aulas.

 

hmtoggle_arrow1Páginas com estes campos/opções

Horário: Opções:

Aqui podemos, entre outros, indicar os turnos letivos, o número de blocos (manhãs, tardes ou noites) onde o horário será construído ou o número máximo de tempos por dia. Consulte, a seguir, informação para cada um dos campos desta página.

Horário: Almoço:

Nesta zona podemos indicar o intervalo (início e fim) do almoço. Devemos ainda indicar a duração mínima (em minutos) que a turma/professor devem ficar livres entre o início e fim indicados.

Podemos indicar uma duração diferenciada para dias mistos (com aulas de manhã  e tarde) e dias com atividades apenas  de manhã ou apenas de tarde.

Preferências de tempo:

Esta página destina-se à marcação de períodos inconvenientes e períodos proibidos (onde não podem ser colocadas aulas). A marcação destes períodos deve ser reservada a situações de exceção. Assim, não devemos utilizar esta possibilidade para limitar, por exemplo, a colocação de aulas num turno ou no intervalo de almoço.

Para marcar (ou desmarcar) períodos inconvenientes e proibidos clicamos um dos botões (Impossível, Inconveniente, Limpar) e arrastamos (ou clicamos) o ponteiro do rato sobre os períodos a marcar.

 

hmtoggle_arrow1Campos da página Horário: Opções

Turnos letivos:

Aqui devemos ativar o turno (ou turnos) onde a turma/professor podem ter aulas. De notar que devemos abrir (ativar) um turno letivo mesmo que ele venha a ser ocupado com poucas aulas.

Dia sem aulas:

Opção disponível apenas para professores. Permite indicar um dia sem atividades letivas. Podemos escolher a opção Automático, Nenhum ou um dia livre específico. Com a opção Automático (recomendada) o DCS-Horários apurará o melhor dia livre para o professor.

Preferência de turno:

Opção disponível apenas para turmas. Indica o turno (manhã, tarde ou noite) em que o programa deve, preferencialmente, construir o horário da turma.

Máximo de M/T/N por semana:

Neste campo devemos indicar a forma como o horário deverá ficar distribuído (nº de manhãs, tardes e noites (M/T/N)) ao longo da semana.

Se indicarmos '420', por exemplo, estamos a informar o DCS-Horários que o horário da turma/professor não deve ter mais de quatro manhãs e duas tardes. Ao indicarmos 3 dígitos (1º, 2º e 3º) eles referem-se, respetivamente, à manhã, tarde e noite.

Podemos também indicar apenas 1 dígito, sem discriminar o nº de M/T/N. Se indicarmos 7, por exemplo, o horário poderia ficar distribuído por 4 manhãs e 3 tardes ou 5 manhãs e duas tardes, por exemplo.

Máximo de tempos por M/T/N:

Aqui devemos indicar o máximo de tempos em cada manhã, tarde e noite.

Por exemplo '450' indica um máximo de 4 tempos durante as manhãs e cinco tempos de tarde. Ao indicarmos 3 dígitos (1º, 2º e 3º) eles referem-se, respetivamente, à manhã, tarde e noite.

Se introduzirmos apenas um dígito esse valor aplica-se à manhã, tarde e noite.

Máximo de tempos  por dia:

Aqui podemos indicar o nº máximo de tempos por dia para turmas e professores. Este limite pode ser excedido se o desvio indicado no gerador automático estiver definido.

 

 

Tópicos relacionados