Historial

DCS-HoráriosA empresa, DCS

Datas que fazem a história do DCS-Horários

O DCS-Horários foi lançado em 1996 num contexto onde a empresa tinha várias soluções para apoio à gestão escolar.
A boa aceitação do DCS-Horários e a complexidade inerente à construção de horários escolares levaram a empresa a apostar fortemente no produto.
Desde 2005 que a DCS se dedica exclusivamente ao desenvolvimento e suporte do DCS-Horários.
Ano 2018 – Multi-horários e testes de viabilidade
Novas Janelas de apoio no Editor de Horários. É agora possível mostrar e alterar até cinco horários ao mesmo tempo. A edição dos planos curriculares foi também disponibilizada diretamente no Editor de horários.
Os testes de viabilidade facilitam o processo de perceber antecipadamente quais os horários mais problemáticos ou até mesmo impossíveis de construir. Foram disponibilizados 3 testes: Coerência de dados, Construção isolada e Horários impossíveis.
Ano 2017 – Gerador automático e App DCS-Horários
De entre os melhoramentos incluídos no Gerador Automático, destaque para a Análise Pré-Geração que ajuda a identificar horários impossíveis de concluir. Foram também desenvolvidos novos algoritmos de otimização.
A App DCS-Horários passou a permitir registar material, testes ou notas para as aulas.
Ano 2016 - Trabalho do professor em classes/tipos e App DCS-Horários na Cloud
O trabalho do professor recebeu melhoramentos importantes. Passou a ser configurado pelo utilizador, podendo definir-se classes e tipo de trabalho. Foram ainda criados novos mapas e o Quadro-resumo do professor, onde é fácil configurar a informação apresentada. A App DCS-Horários passou a estar na Cloud, facilitando todo o processo de carregamento e utilização nas escolas.
Ano 2015 – Várias grelhas horárias, Exames, App DCS-Horários
A versão 2015 permite incluir no mesmo ficheiro várias grelhas horárias (toques). O suporte a várias grelhas implicou muitos melhoramentos no DCS-Horários, como por exemplo a Impressão cronológica.
As vigilâncias de exames são um novo utilitário que vai certamente facilitar o agendamento dos exames da escola.
A App DCS-Horários está agora disponível para iOS e Android. Pode ser descarregada e utilizada por professores e alunos.
Ano 2014 – Utilização via Internet
A novidade mais relevante da versão 2014 é o desempenho em rede/net. Pode mesmo utilizá-la via internet com uma usabilidade equiparada à solução local.
Nos nossos testes chegámos a velocidades de pelo menos 100x superior à versão anterior.
As transferências de dados num ambiente client/server são agora compactadas para agilizar a comunicação com o servidor.
Ano 2013 – Edição global de horários
A novidade mais relevante da versão X8 (ano 2013) é a edição global de horários.
Neste modo de trabalho pode ver/editar ao mesmo tempo o horário de uma turma e de todos os seus professores.
Ano 2012: Versões para Mac OS X e Linux
Com vista a maximizar a compatibilidade do software, o DCS-Horários passou a estar disponível para Mac OS X e Linux.
Ano 2011: Agrupamentos escolares
O suporte para agrupamentos escolares foi implementado na versão X6. Em 2013 foi melhorado para ser possível definir regras de deslocação dos professores entre escolas.
A regra “Dias diferentes”, por exemplo, indica que os professores não podem alternar entre as duas escolas no mesmo dia.
Ano 2010: Cliente / servidor
A ligação Cliente/Servidor está disponível desde a versão X5 do DCS-Horários. Em 2013 beneficiou de melhoramentos substanciais que permitem inclusive utilizar o programa via internet com um desempenho equiparável a uma aplicação desktop.
Ano 2009: Geração automática no Editor
Na versão X4 a geração automática passou a estar disponível no Editor de Horários. Basta clicar duas vezes, na turma, professor ou sala para construir o seu horário.
Ano 2007: Gestão de faltas e substituições
A gestão de faltas e substituições foram as maiores novidades da versão 12.
A ferramenta de gestão de faltas permite registar faltas e encontrar professores substitutos para que os alunos não tenham furos.
Se uma professora entrar em licença de maternidade, por exemplo, utilizamos a ferramenta de substituições para alterar os horários e repô-los quando a professora regressar ao trabalho.
Ano 2006: Email para professores
A possibilidade de enviar email para professores foi incluída na versão 11. Em cada email é possível anexar o horário do professor, o calendário de reuniões do professor, entre outros.
Ano 2005: Facilidade de utilização
Os melhoramentos incluídos na versão 10 (ano 2005) visavam, no essencial, facilitar a introdução de dados na aplicação.
Foi introduzido o assistente para criação de novo ficheiro, que permite de uma forma rápida inserir turmas, professores, salas e disciplinas da escola.
Foi ainda automatizada a construção da grelha horária da escola. Basta, por exemplo, alterar a hora de início do 1º tempo ou a duração de um intervalo para que a grelha horária seja recalculada automaticamente.
Ano 2004: Nova interface
A interface do DCS-Horários tem vindo a ser melhorada ao longo dos anos, tendo tido revisões significativas nos anos 2004 e 2008.
Ano 2003: Painel de semáforos
Na versão 8, ano 2003, o Editor de horário passou a incluir o Painel de Semáforos, uma interface gráfica para mostrar as dificuldades de colocar uma aula num tempo.
O Painel de semáforos continua a ser, ainda hoje, uma característica distintiva do DCS-Horários.
Ano 2001: Distribuição de Serviço
Em 2001, a versão 6 do DCS-Horários recebeu o modo de Distribuição de Serviço dos professores que permite agilizar a construção dos Planos curriculares, designadamente a atribuição de atividades aos professores.
Ano 1999: Calendários de reuniões de avaliação
Esta ferramenta de apoio à gestão escolar foi incluída em 1999. Tira partido dos dados já disponíveis para criar grupos de turmas (sem professores comuns) que podem reunir ao mesmo tempo.
Ano 1998: Gerador automático
O DCS-Horários passou a incluir Gerador automático.
Por ser considerado uma peça fundamental do programa o Gerador automático tem beneficiado de melhoramentos frequentes.
Ano 1996: A DCS lançou o DCS-Horários
Desde o inicio houve uma aposta na facilidade de utilização. A ajuda sensível ao contexto, por exemplo, está disponível na maioria das janelas do DCS-Horários desde a versão inicial.
Até hoje continuamos a dar especial importância a estes aspetos.

A DCS – datas e factos

  • A DCS é uma empresa de software que iniciou a sua atividade em 1994 numa vila do interior do País.
  • Desenvolve soluções para gestão escolar com um foco particular na facilidade de utilização. Em 1996 lançou o DCS-Horários, software para apoio à construção de horários escolares que rapidamente se tornou a imagem da empresa.
  • A DCS está atualmente sediada em Aveiro e dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento e suporte do DCS-Horários.