Agrupamentos Escolares

gest_agrup

O DCS Horários disponibiliza um conjunto de ferramentas para auxiliar na Construção de horários em Agrupamentos Escolares. Com estas ferramentas pode, por exemplo, construir horários isoladamente em cada uma das escolas do agrupamento ou globalmente num só ficheiro. Para aceder à Gestão do Agrupamento clique no botão respetivo da Janela inicial, secção Gestão.

No DCS-Horários cada uma das escolas de um agrupamento é identificada por uma letra. Assim, estão disponíveis as letras de A a Z para identificar as várias escolas de um agrupamento. A letra A é de utilização obrigatória e identifica, regra geral, a escola sede (principal).

Em agrupamentos escolares é importante associar turmas e salas à escola respetiva. Isto deve ser feito na Ficha da Turma e Ficha da Sala, usando o campo Escola. Para os cargos do professores podemos também indicar a escola a que se referem na Ficha da Atividade-Turma.

Note que para os professores não se indica diretamente a escola ou escolas em que trabalham. No entanto o DCS-Horários saberá a(s) escola(s) a que cada professor está associado a partir das suas turmas e dos seus cargos.

 

Na janela de Agrupamentos Escolares, podemos, por exemplo:

Gerir escolas

Permite configurar as escolas do agrupamento. Para cada escola pode indicar, entre outros, o seu nome, uma letra e uma cor identificativa.

Exportar dados

Permite criar um ficheiro (formato XML), possibilitando, por exemplo, juntar dados de várias escolas num só ficheiro. Podemos também exportar apenas as turmas indicadas.

Juntar dados

A junção de dados entre escolas permite criar uma nova base de dados (BD)  resultante da junção da BD atual com um ficheiro XML (criado previamente no DCS-Horários).

Gerir deslocações dos professores

Pode definir regras para as deslocações de professores entre as escolas do agrupamento. Pode, por exemplo, indicar que entre duas escolas a deslocação apenas pode ser feita em dias diferentes, em turnos diferentes ou livremente (mesmo em tempos seguidos). O programa identifica as várias escolas de um professor pelo prefixo das suas turmas.

 

Notas

Algumas destas ferramentas requerem a indicação do NIF (Nº de identificação fiscal) na Ficha de cada Professor. A identificação de cada professor (campo código na Ficha do Professor) deve ser igual em todas as escolas do Agrupamento. Para os professores não se utilizam prefixos, pois o NIF é suficiente para os distinguir.