Trabalho do professor

Definições principais

clip0038

Quadro-resumo

clip0040

Muitas vezes é necessário classificar o trabalho do professor em diferentes tipologias para efeitos administrativos, de remuneração ou outros.

O DCS-Horários permite ajustar a classificação do trabalho do professor às necessidades de cada escola. Definidas as tipologias de trabalho podemos classificar cada uma das atividades do professor (no seu Plano Curricular) de acordo com essas classes/tipos.

Funcionalidades para gerir o trabalho do professor:

Classificação do trabalho

No DCS-Horários podemos utilizar 10 classes (de 0 até 9) para classificar o trabalho do professor. Para cada classe podemos usar até 10 sub-tipos (de 0 a 9), dispondo assim de um total de 100 tipos de trabalho (de 00 até 99);

Toda a configuração das classes/tipos de trabalho é feita no menu Configurar, Trabalho do Professor, Definições principais.

Quadro-Resumo

O Quadro-Resumo é um pequeno mapa para mostrar/discriminar o trabalho do professor. Pode ser largamente configurado pelo utilizador no menu Configurar, Trabalho do Professor, Configurar Quadro-Resumo.

Este resumo pode ser impresso no horário do professor e mostrado nos Planos Curriculares e no Editor de Horários.

Mapas totalizadores

Podemos usar o DCS-Horários para visualizar e/ou imprimir mapas de trabalho do professor. Para configurar um mapa clicamos o botão Mapas da janela inicial e clicamos depois o botão Ver/Configurar colunas.

Podemos usar mapas que já estão pré-definidos ou criar novos mapas totalmente configuráveis.

Análise de desvios

O DCS-Horários permite indicar (na Ficha do Professor) o volume semanal de trabalho que cada professor deveria ter para cada uma das classes de trabalho.

A utilização destes valores de controlo permite, por exemplo, alertar para trabalho em excesso ou trabalho em falta (défice). Para obter uma análise de desvios clique o menu Imprimir, Professores, Análise de desvios.

 

 

Tópicos relacionados