Configurar Quadro-Resumo

A contabilização, visualização e impressão do trabalho do professor pode ser configurada numa janela própria a que chamamos Quadro-Resumo. A configuração deve ser feita no menu Configurar, Trabalho do Professor, Configurar Quadro-Resumo.

clip0040

Este resumo pode ser impresso no horário do professor. Pode ainda ser mostrado nos Planos Curriculares e no Editor de Horários, clicando o botão direito do rato sobre o professor (Painel Esquerdo).

O Quadro-Resumo tem 16 zonas, organizadas em 4 colunas e 4 linhas. Cada zona, configurável pelo utilizador, pode mostrar texto, variáveis e expressões matemáticas. Para alterar a expressão de uma zona, clique sobre ela e altera as suas propriedades, designadamente o texto/expressão e o alinhamento.

Nesta janela pode ainda ajustar a largura de cada uma das colunas (quatro) do Quadro-resumo e alterar os títulos das zonas 1 e 2.

O DCS-Horários suporta vários Quadros-Resumo (QR). Quando temos vários QR definidos, podemos indicar na ficha de cada professor (separador Outros) qual o QR que deve ser mostrado / impresso. Para criar um novo QR, clique o botão Menu e escolha a opção Guardar QR atual como.

 

hmtoggle_arrow1Operações no texto/expressão de cada zona

Inserir uma variável

Para isso clicamos o menu à direita da expressão (seta verde) e escolhemos uma das opções Inserir classe ou Inserir tipo /outros;

Inserir expressão

Escreva a expressão seguindo as regras para a introdução de variáveis e expressões matemáticas conforme explicada no tópico respetivo. Clique o menu à direita da expressão para ajuda rápida;

Validar a expressão

Pode validar uma expressão para saber se o DCS-Horários a consegue entender. Para isso clique o menu à direita da expressão (seta verde) e escolha a opção respetiva;

Calcular a expressão

Pode calcular uma expressão para determinado professor. Para isso clique o menu à direita da expressão (seta verde) e escolha a opção respetiva.

 

hmtoggle_arrow1Observações Automáticas (OA)

No Quadro-Resumo podem ainda ser incluídas até 5 Observações Automáticas (OA), configuráveis pelo utilizador.

Para cada uma das OA deve:

Ativar a caixa à esquerda para que seja mostrada/impressa.
Ativar a 2ª caixa à esquerda para que a OA seja mostrada apenas se o resultado da expressão for maior que zero.
Indicar uma variável ou expressão válida.
Indicar o texto a mostrar. Este pode incluir a variável <VALOR> que será substituída pelo valor da variável/expressão.

 

 

Tópicos relacionados